O Paraná Clube está de volta à primeira divisão do Campeonato Paranaense. O acesso foi conquistado nesse domingo (dia 14), com a vitória por 3 a 0 sobre o Patriotas, no Couto Pereira, na partida de volta da semifinal da segunda divisão do Campeonato Paranaense.
Na partida de ida, no estádio Atílio Gionédis, em Campo Largo, houve empate em 0 a 0. Assim, quem vencesse o jogo desse domingo se classificava para a final e, ao mesmo tempo, conquistava o acesso. Se houvesse novo empate, a vaga seria decidida nos pênaltis.
O outro finalista será o Rio Branco, que derrotou o Paranavaí. O time de Paranaguá também conquistou o acesso à primeira divisão estadual.
ATUAÇÕES: Lucão, Bruno Silva e Liliu são os heróis na vitória do acesso à 1ª divisão
Rio Branco vence o Paranavaí e volta à primeira divisão do Campeonato Paranaense
Saulo, o Tigre da Vila, é o maior artilheiro da história do Paraná Clube
Vida ou morte
O jogo da semifinal era tratado como “de vida ou morte” pelo Paraná. O clube deu a entender que corre risco de fechar as portas se não retornar à elite do futebol do estado – já que não tem calendário suficiente de jogos para arrecadar dinheiro e pagar a dívida milionária.
Couto Pereira
O estádio Couto Pereira foi escolhido pelo Paraná Clube por ter o dobro de capacidade da Vila Capanema (35 mil pessoas, contra 16,8 mil na Vila). E pelas condições do gramado – o estádio do Tricolor recebeu um show sertanejo na semana passada.
Segundo maior público
A partida registrou o segundo maior público do Paraná Clube em 2024, com 24.906 pagantes. O recorde foi na primeira rodada, contra o Nacional, na Ligga Arena, com 36.737 pagantes. Na segunda partida no ano, o Tricolor usou o Couto Pereira e recebeu 23.715 pagantes contra o Apucarana.
Fator campo
Com o placar desse domingo, o Paraná Clube segue 100% como mandante em 2024, com seis jogos e seis vitórias.
Escalação do Paraná Clube
O técnico Tcheco não tinha os zagueiros Filipe Alves e Rayan e o volante Fábio Magrão, lesionados. Em relação ao último jogo, foram duas mudanças, com as entradas do zagueiro Victor Caetano e do atacante Messias nos lugares de Kauan e Lucas Vieira. O treinador manteve o sistema com três zagueiros e muita mobilidade no meio-campo, com variações táticas conforme a posição da bola e do adversário.
Patriotas
O Patriotas repetiu a escalação do jogo de ida.
Primeiro tempo
O jogo foi tenso, com muita disputa física. O Paraná apostou na velocidade de Ueslei Brito pela direita e na qualidade de Eltinho pela esquerda. A estratégia era povoar a área e abusar dos cruzamentos. O Patriotas ficou recuado e praticamente não atacou. A única jogada de perigo do visitante foi em um erro de saída de bola de Hiago, que terminou com chute perigoso de Sato, ao lado. Já o mandante teve boa chance em cobrança de falta de Eltinho e abriu o placar aos 43 minutos, em cobrança de escanteio de Cristiano e finalização de cabeça de Lucão.
Segundo tempo
Atrás no placar, o Patriotas saiu para o jogo para no segundo tempo e começou a incomodar em bolas cruzadas. Aos 14, as primeiras substituições no Paraná, com as entradas do ala Ítalo e do centroavante Liliu. O segundo gol veio aos 21, em chute de longa distância de Liliu, que morreu no canto. Aos 32, entraram o atacante Lucas Batatinha e o meia-atacante Robinho no Paraná. O terceiro gol veio aos 35, em cobrança de escanteio de Ítalo e toque de cabeça de Liliu.
PARANÁ 3×0 PATRIOTAS
Paraná: Sidão; Victor Caetano, Lucão e Félix Jorge; Ueslei Brito, Bruno Silva, Hiago (Robinho), Alex Nemetz e Eltinho (Ítalo); Cristiano (Lucas Batatinha) e Messias (Liliu). Técnico: Tcheco
Patriotas: Matheus Sales; Rhuan (Roni), Nascimento, Sosa e Caio (Prego); Duda e Adão; Rodriguinho, Pedrinho (Anderson Cavalo) e Sato (Clayton); Palacios (Bala). Técnico: Claudemir Sturion
Gols: Lucão (43-1º), Liliu (21-2º e 35-2º)
Cartões amarelos: Matheus Sales, Pedrinho, Rhuan, Anderson Cavalo (Pat). Hiago (PC).
Público: 24.906 pagantes (26.198 total)
Árbitro: Robson Babinski
Local: Couto Pereira
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
7 – Falta frontal. Eltinho cobra no canto. A bola raspa a trave.
18 – Hiago perde a bola na defesa. Sato fica livre e chuta da meia-lua. A bola passa perto, ao lado.
43 – Gol do Paraná. Cristiano bate escanteio para a 1ª trave. Lucão chega antes que o goleiro e toca de cabeça.
Segundo tempo
3 – Rodriguinho invade a área e cruza rasteiro. A zaga corta.
21 – Gol do Paraná. Ítalo intercepta. A bola sobra para Liliu, que avança e solta a bomba de fora da área. Golaço!
25 – Ueslei Brito dá bom passe. Cristiano domina na área e chuta na trave.
27 – Nemetz rola para Ueslei Brito, que chuta da meia-lua. A bola passa perto, ao lado.
32 – Lucas Batatinha chuta de fora da área. O goleiro espalma.
35 – Gol do Paraná. Ítalo cobra escanteio. Liliu desvia de cabeça.
43 – Lucas Batatinha sai na cara do gol, mas chuta em cima do goleiro.
Silvio Rauth Filho | 14/07/2024 às 12:55
(Crédito: Rui Santos)