O Coritiba saiu na frente, mas não conseguiu segurar a vantagem, sofreu a virada e acabou derrotado por 2 a 1 pelo CRB na noite deste sábado (13), em Maceió (AL). A partida era válida pela 15ª rodada da Série B. Era a sétima tentativa do time paranaense para tentar uma vitória fora de casa na competição, que até agora não veio.

Veja repercussão da derrota do Coritiba no Podcast Sul, parceiro do ‘Bem Paraná’
ATUAÇÕES: Benevenuto, Jamerson e Frizzo são os piores do Coritiba diante do CRB
Até então, o Coritiba havia jogado seis vezes fora de casa, com três empates (Ponte Preta, Novorizontino e Goiás) e três derrotas (Avaí, Ceará e Amazonas), dois gols marcados e cinco sofridos.

Com o resultado em Maceió, o Coritiba ficou com 20 pontos, em 10º lugar. Está a 7 pontos do Vila Nova-GO, o quarto colocado e último time dentro da zona de acesso à primeira divisão. O CRB foi a 16 pontos, mas ainda aparece na zona de rebaixamento, em 17º lugar.

Técnico
O revés diante do CRB foi a quarta partida seguida sem um triunfo coxa-branca. E foi a segunda derrota do time em seis jogos sob o comando de Fábio Matias – ainda houve uma vitória e três empates.

Matias é o terceiro técnico que dirigiu a equipe na Série B. Os outros foram Guto Ferreira (demitido após a 3ª rodada) e o interino James Freitas, que também já deixou o clube.

Tabela
O Coritiba volta a campo na sexta-feira (19), às 21h30, quando recebe o Mirassol, no Couto Pereira. A partida é pela 16ª rodada. O meia Frizzo, expulso neste sábado, cumpre suspensão.

Escalação do Coritiba
No Coritiba, os desfalques eram o zagueiro Maurício Antônio (fadiga muscular) e o centroavante Leandro Damião (suspenso por cartões amarelos), além do lateral-direito Johnny (sinusite). Dos três, só Maurício Antônio era titular. Bruno Melo, que cumpriu suspensão no empate com o Paysandu, entrou na zaga.

Fábio Matias mudou taticamente a equipe. Até então o Coritiba vinha no 4-2-3-1. Desta vez, começou num 4-4-2 em losango. Sebá Gomez era o primeiro volante, Morelli estava como meia pela direita, VIni Paulista começou como meia pela esquerda e Frizzo como meia centralizado avançado. No ataque, Lucas Ronier ficou pelo lado direito e Robson mais pelo lado esquerdo. Por opção de Matias, Jamerson assumiu a lateral-esquerda, em vez de Rodrigo Gelado.

O CRB teve as estreias de dois jogadores contratados recentemente: o lateral-esquerdo Ryan – que entrou no lugar de Heron, machucado – e o atacante Kleiton, que tomou o lugar de Caio César.

Primeiro tempo
O Coritiba começou recuado, marcando em seu campo, à espera de uma chance para acionar os velozes Lucas Ronier e Robson pelos lados, em contra-ataques. Mas o time foi dominado nos primeiros 15 minutos – ate levou uma bola na trave. Aos poucos, o time começou a crescer, equilibrar e levar perigo. Também mandou uma bola na trave, com Frizzo, e exigiu quatro defesas do goleiro Matheus Albino. Aos 35 minutos, após um escanteio curto, Natanael cruzou e o atacante Anselmo Ramon marcou contra: 1 a 0 para os coxas-brancas. A partir daí, o time segurou o placar até o fim da primeira etapa.

Segundo tempo
Para a etapa final, o Coritiba voltou com Rodrigo Gelado no lugar de Jamerson. A proposta era marcar em seu campo e sair em contragolpes. Contudo, o time não conseguia sair da pressão do adversário e passou a dar espaços. O CRB foi para cima e empatou aos 8 minutos, numa jogada aérea que o zagueiro Saimon completou para dentro. Depois, o time alagoano teve outras duas boas chances de ampliar.

Aos 17 minutos, o meia Frizzo acertou o braço no zagueiro Fábio Alemão, em um agarra-agarra no meio-de-campo. Ele já tinha cartão amarelo e acabou expulso. Em seguida, o CRB tirou João Pedro e Kleiton, que já tinham cartão amarelo, e colocou o meia Labandera e o centroavante João Neto. O Coritiba não fez trocas para tentar compensar a perda e se fechou ainda mais na defesa – assim, não correu mais riscos. Somente aos 36 houve a segunda alteração, com Matheus Bianqui no lugar de Vini Paulista.

Quando o jogo parecia controlado pelo time paranaense, o CRB fez 2 a 1, com Anselmo Ramon, de cabeça. Em seguida ao gol, entraram o volante Andrey e o atacante Figueiredo nos lugares de Sebá Gomez e Robson. Figueiredo até teve uma chance de gol, mas perdeu quando tentou driblar o goleiro. E o jogo terminou com derrota coxa-branca.

Estatísticas
Ao fim do jogo, o Coritiba somou 10 finalizações (5 certas), 44% de posse de bola, 75% de passes certos e 5 escanteios. O CRB obteve 10 finalizações (3 certas), 56% de posse de bola, 84% de passes certos e 4 escanteios. Os números são do Sofascore.

CRB 2 x 1 CORITIBA
CRB: Matheus Albino; Matheus Ribeiro, Fábio Alemão, Saimon e Ryan (Jorge); Falcão (Caio César) e João Pedro (Labandera); Léo Pereira (Mike), Kleiton (João Neto) e Gegê; Anselmo Ramón. Técnico: Daniel Paulista
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Benevenuto, Bruno Melo e Jamerson (Rodrigo Gelado); Sebá Gómez (Andrey). Morelli, Vini Paulista (Matheus Bianqui) e Frizzo ; Lucas Ronier e Robson (Figueiredo). Técnico: Fábio Matias
Gols: Anselmo Ramon (contra, 35-1º), Saimon (8-2º), Anselmo Ramon (41-2º)
Cartões amarelos: Kleiton, Jamerson, Frizzo, Fábio Alemão, João Pedro, Falcão, Jorge
Expulsão: Frizzo (17-2º)
Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade (ES)
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió, sábado

Lances do jogo
Primeiro tempo
1 – Jamerson falha. Kleiton fica com a bola e lança Leo Pereira, que entra na área e chuta na trave
7 – Kleiton recebe na direita, passa por Robson e arremata na rede do lado de fora
14 – Morelli arremata de longe. Matheus Albino defende
19 – Frizzo arrisca de fora da área. Matheus Albino cai no canto esquerdo e defende
21 – Contra-ataque do Coritiba. Robson recebe e toca para Frizzo na área. Ele chuta, o goleiro defende e a bola ainda bate na trave
26 – Anselmo Ramon recupera bola na esquerda e cruza rasteiro. Leo Pereira arremata da meia-lua e manda à direita do gol
34 – Natanael tabela com Morelli, recebe e chuta de bico. A bola explode no peito do goleiro
35 – Gol do Coritiba. Após escanteio curto, Natanael cruza. Morelli e Anselmo Ramon sobem na risca da pequena área. A bola bate no atacante do CRB e encobre o goleiro
40 – Vini Paulista cruza nas costas da defesa. Natanael tenta de carrinho, mas erra a bola
42 – Gegê cobra escanteio. Fábio Alemão cabeceia por cima do gol
44 – Gegê arrisca de fora da área. Pedro Morisco cai no canto esquerdo e pega

Segundo tempo
3 – Sebá Gomez entra na área pelo meio, passa por dois e finaliza. O goleiro sai e faz grande defesa. Robson tenta marcar no rebote, mas acerta o goleiro e não a bola
8 – Gol do CRB. Gegê cobra escanteio. Anselmo Ramon desvia pelo alto. Saimon aparece na pequena área e desvia de coxa para dentro
10 – Kleiton cruza rasteiro. Leo Pereira faz o corta-luz. Anselmo Ramon domina e chuta. Natanael estica a perna e salva. A bola depois volta na mão de Anselmo Ramon
12 – Benevenuto falha ao tentar afastar a bola da área. Gegê domina e bate por cima do gol
14 – Gegê arrisca de fora da área e manda por cima do gol
36 – Bruno Melo cobra falta a um metro da área. A bola assusta e sai por cima do travessão
41 – Gol do CRB. Jorge cruza. Anselmo Ramon cabeceia sozinho e manda no canto esquerdo do goleiro
46 – Figueiredo aproveita falha de Saimon, entra na área sozinho e é desarmado por baixo pelo goleiro Matheus Albino, que saiu no lance. Rodrigo Gelado fica com a bola e cruza. Andrey cabeceia para fora

Lycio Vellozo Ribas | 13/07/2024 às 20:00

Foto: JP Pacheco Coritiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *