WhatsApp Image 2024-07-03 at 23.15.59Pablo em Athletico x São Paulo, na Ligga Arena (Crédito: Valquir Aureliano)
O Athletico Paranaense perdeu por 2 a 1 para o São Paulo, nessa quarta-feira (dia 3) à noite, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Furacão ficou em 6º lugar, com 22 pontos. A equipe paulista está na 4ª posição, com 24 pontos.
Na próxima rodada, o Furacão vai a Goiás enfrentar o Atlético-GO.
Falha bizarra
O jogo era equilibrado no início do segundo tempo, com um empate em 1 a 1. Só que aos 15 minutos, o zagueiro Thiago Heleno, 35 anos, cometeu falha bizarra e errou a bola, ao receber um recuo de Esquivel. A bola sobrou livre para o centroavante Calleri, do São Paulo, marcar o gol. Depois, aos 30, o goleiro Léo Linck acabou expulso por chutar Wellington. O Furacão terminou a partida com um jogador a menos.
ATUAÇÕES: Fernandinho é o melhor do Athletico contra o São Paulo e Thiago Heleno decepciona
Clique aqui para assistir ao gol de Fernandinho
Técnicos
Esse foi o 3º jogo do Athletico com o interino Juca Antonello, que soma agora 1 vitória e 2 derrotas. Já o São Paulo acumula 10 vitórias, 4 empates e 2 derrotas com o técnico argentino Luis Zubeldía.
Fase na Arena
Nos últimos 6 jogos na Ligga Arena, o Athletico somou 1 vitória, 2 empates e 3 derrotas. A única vitória foi sobre o Criciúma.
Desfalques
As baixas no Athletico eram o meia-ponta Nikão, o ponta Cuello e o volante Felipinho, em recuperação. Em negociação com o Corinthians, o volante Alex Santana ficou fora da partida. Seguem na Copa América o ponta Canobbio e o goleiro Bento.
Athletico vende camisa 10 de seleção brasileira de base para clube português
Thiago Heleno, Nikão e Pablo figuram em Top 10 histórico do Athletico
Escalação do Athletico
Em relação ao último jogo, a última alteração foi o retorno do volante Erick, recuperado de desgaste físico excessivo, no lugar de Gabriel.
Esquema tático
O Athletico seguiu no 4-2-3-1, com dois volantes (Fernandinho pela esquerda e Erick pela direita). A linha de três tinha Zapelli (centro), Christian (direita) e Julimar (esquerda).
Escalação do São Paulo
As baixas no São Paulo eram o atacante Luciano (suspenso), o meia Michel Araujo (lesão), o lateral-direito Rafinha (lesão) e o volante Pablo Maia (lesão). Outros quatro jogadores estão na Copa América com suas seleções: o goleiro Rafael (35 anos), o zagueiro Ferraresi (Venezuela) e os meio-campistas Bobadilla (Paraguai) e James Rodríguez (Colômbia).
SofascoreOs dois times no esquema tático 4-2-3-1 (Crédito: Reprodução/Sofascore)
Primeiro tempo
Os dois times adotaram postura ofensiva e mostraram qualidade na troca de passes. O resultado foi um primeiro tempo agitado, com muito trabalho para os goleiros – foram 12 finalizações, oito do visitante e quatro do mandante.
O São Paulo contou com muita mobilidade do quarteto ofensivo (Rato, Lucas, Ferreira e Calleri) e bom suporte do volante Alisson. Incomodou em chutes de fora da área e chegou ao gol aos 32, em jogada bem trabalhada desde o meio-campo, aproveitando uma falha coletiva da marcação atleticana. O lance terminou com boa jogada de pivô de Calleri e finalização perfeita de Ferreira.
O Athletico empatou em seguida, aos 38, em cruzamento de Julimar, bom passe de Leo Godoy e chute de fora da área impecável de Fernandinho: 1 a 1.
Segundo tempo
O segundo tempo começou com o Athletico melhor e com boas tramas ofensivas. No entanto, o São Paulo é quem fez o gol, aproveitando falha bizarra de Thiago Heleno. Aos 15, o zagueiro recebeu recuo de Esquivel e ‘furou’. Calleri ficou livre para fazer 2 a 1. Aos 22, as primeiras substituições no Furacão, com as entradas do meia Zé Vitor, do ponta Emersonn e do lateral Madson.
Expulsão de goleiro
Aos 30 do 2º tempo, o goleiro Léo Linck foi empurrado por Wellington e reagiu com um chute. O árbitro verificou no VAR e expulsou o jogador do Athletico. Em seguida, Esquivel foi substituído pelo goleiro Mycael, 20 anos.
Estatísticas da partida
Nos 90 minutos, o Athletico teve 46,1% de posse de bola, 11 finalizações (3 certas) e 87% de precisão nos passes. O São Paulo terminou com 13 arremates (8 certos) e 89% de precisão nos passes. Os dados são do WhoScored.
ATHLETICO 1×2 SÃO PAULO
Athletico: Léo Linck; Leo Godoy (Madson), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel (Mycael); Fernandinho e Erick; Christian (Zé Vitor), Zapelli (Emersonn) e Julimar (Di Yorio); Pablo. Técnico: Juca Antonello
São Paulo: Jandrei; Igor Vinícius (Diego Costa), Arboleda, Alan Franco e Welington (Patryck); Luiz Gustavo e Alisson; Wellington Rato (Nestor), Lucas Moura (Juan) e Ferreira (André Silva); Calleri. Técnico: Luis Zubeldia
Gols: Ferreira (32-1º), Fernandinho (38-1º) e Calleri (15-2º)
Expulsão: Léo Linck (30-2º)
Cartões amarelos: Calleri, Wellington (SP). (A).
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Público: 18.632
Local: Ligga Arena
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
8 – Rato chuta de fora da área. Linck defende.
9 – Zapelli pega rebote fora da área e solta a bomba. Jandrei defende no canto.
26 – Alisson chuta de fora da área. Linck espalma no canto.
32 – Gol do São Paulo. O Athletico erra na pressão alta. O São Paulo aproveita o ‘buraco’ e aciona Calleri, que domina, faz o pivô e rola para Ferreira. Ele chuta no ângulo.
38 – Gol do Athletico. Julimar cruza. Godoy pega o rebote na área e rola para Fernandinho, que chuta de fora da área e acerta no cantinho.
Segundo tempo
6 – Esquivel cruza. Erick cabeceia perto, ao lado.
10 – Julimar cruza. Pablo tenta o passe de cabeça para Christian, mas a zaga corta.
12 – Godoy cruza e Pablo ajeita para Zapelli, que finta o zagueiro na área. Jandrei sai e defende.
15 – Gol do São Paulo. Esquivel recua para Thiago Heleno, que fura. Calleri parte livre e chuta. Linck salva. Calleri pega o rebote e toca para o gol vazio.
Silvio Rauth Filho | 03/07/2024 às 23:32
Foto: Valquir Aureliano