O Athletico Paranaense perdeu por 1 a 0 para o Fortaleza, nesse domingo (dia 2) à noite, no Ceará, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 5º lugar, com 13 pontos. A equipe nordestina está na 11ª colocação, com10 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.
Na próxima rodada, o Furacão joga na Ligga Arena, contra o Criciúma, em 13 de junho (quinta-feira).
ATUAÇÕES: Bento é o melhor do Athletico na derrota em Fortaleza
Cuca lamenta chances perdidas pelo Athletico contra o Fortaleza
Fases
Essa foi a 3ª derrota seguida do Athletico – as duas anteriores foram pela Copa Sul-Americana. O Fortaleza agora está invicto há 6 jogos, com 3 vitórias e 3 empates. Nesse período de 6 partidas, entrou em campo por 4 competições diferentes: Brasileirão, Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Copa Nordeste.
Retrospecto negativo
Nos últimos 6 confrontos contra o Fortaleza, o Athletico não conseguiu vencer. Foram 4 derrotas e 2 empates – todos pelo Brasileirão. A última vitória do time paranaense nesse duelo ocorreu em 2021, na Arena, pelo placar de 2 a 1. A última vitória como visitante foi em 2020, por 2 a 0.
Cuca
O técnico Cuca soma 19 jogos pelo Athletico, agora com 13 vitórias, 1 empate e 5 derrotas.
Bento
A partida pode ter marcado a despedida do goleiro Bento do Athletico, que se apresenta à seleção brasileira nesta segunda-feira e, em seguida, pode ser negociado com um clube europeu.
Desfalques
Os desfalques no Athletico eram o volante Fernandinho e o lateral-esquerdo Esquivel, suspensos, além de Cuello, lesionado.
Escalação do Athletico
O técnico Cuca fez 5 mudanças em relação ao último jogo, com as entradas dos laterais Madson e Fernando, do volante Felipinho, do ponta Nikão e do meia Christian. Saíram Léo Godoy, Esquivel, Alex Santana, Cuello e Zapelli.
Esquema tático
O esquema tático foi o 4-1-4-1, com Felipinho como único volante. A linha de quatro tinha Erick e Christian centralizados, além de Canobbio (esquerda) e Nikão (direita) como extremos, pelos lados do campo.
Fortaleza
No Fortaleza, os desfalques eram Calebe, Marinho e Sasha, todos em recuperação, além de Brítez (suspenso).
Primeiro tempo
O primeiro tempo teve forte marcação dos dois lados e quase nenhum ataque. Os únicos lances com algum perigo foram dois chutes de fora da área do Fortaleza. Só aos 43 o mandante chegou ao gol, em escanteio de Machuca e cabeceio do zagueiro Kuscevic, ex-Coritiba. No lance, ele ganhou pelo alto de Kaique Rocha.
Mudanças no intervalo
No intervalo, saíram Felipinho e Pablo. E entraram o ponta Julimar e o centroavante Di Yorio. O Athletico mudou para o 4-2-3-1, com Nikão (centro), Canobbio (direita) e Julimar (esquerda) na linha de três.
Segundo tempo
Com as alterações, o Athletico melhorou e começou a produzir boas jogadas pelos lados do campo. O Fortaleza recuou e passou a apostar nos contra-ataques. Aos 21, mais duas trocas no Furacão, com as entradas dos meio-campistas Zé Vitor e Zapelli. Com isso, Nikão voltou a jogar aberto na direita e Zapelli ficou centralizado. Zé Vitor ficou como volante e o 4-2-3-1 foi mantido. A melhor chance da segunda etapa foi aos 30, em cobrança de lateral diretamente para a área: Erick chutou forte e João Ricardo fez grande defesa. Aos 35, saiu o lateral Fernando e entrou o centroavante Mastriani. Nos minutos finais, as melhores chances foram três contra-ataques do Fortaleza, todos desperdiçados por Moisés, todos na cara do gol.
Estatísticas
Nos 90 minutos, o Athletico teve 48% de posse de bola, 14 finalizações (4 certas) e 81% de precisão nos passes. O Fortaleza terminou com 10 arremates (4 certos) e 81% de precisão nos passes. Os dados são do WhoScored.
Ficha Técnica
FORTALEZA 1×0 ATHLETICO
Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Kuscevic, Tómas Cardona e Felipe Jonatan (Bruno Pacheco); Pedro Augusto (Zé Welison) e Hércules; Martínez, Machuca (Pochettino) e Breno Lopes (Moisés); Renato Kayzer (Lucero). Técnico: Vojvoda. Técnico: Vojvoda
Athletico: Bento; Madson, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Fernando (Mastriani); Felipinho (Julimar); Erick, Christian (Zé Vitor), Nikão e Canobbio (Zapelli); Pablo (Di Yorio). Técnico: Cuca
Gols: Kuscevic (43-1º)
Cartões marelos: Felipinho, Madson, Christian, Zé Vitor (A). Pedro Augusto, Martínez (F).
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Público: 12.191 total
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
24 – Breno Lopes chuta de longe. Bento defende no alto.
33 – Falta de longa distância. Renato Kayzer solta a bomba. A bola vai sobre o gol.
43 – Gol do Fortaleza. Escanteio. Machuca cruza para o meio da área. Kuscevic ganha de Kaique Rocha e cabeceia no canto.
Segundo tempo
2 – Julimar chuta de fora da área. O goleiro segura, quase no centro.
9 – Contra-ataque. Breno Lopes cruza rasteiro. Fernando salva, antes que Machuca finalize.
13 – Julimar aciona Di Yorio, que invade a área e chuta cruzado. Nikão se atira, mas não alcança.
30 – Cobrança de lateral de Fernando direto pra área. A bola é ajeitada para Erick, que chuta forte. O goleiro faz grande defesa.
39 – Boa troca de passes do Fortaleza. A bola chega até Moisés, na cara do gol. Ele chuta e Bento faz boa defesa.
40 – Contra-ataque. Moisés avança livre, dribla Bento e perde o ângulo. O goleiro se recupera e abafa.
49 – Zé Welisson enfia. Moisés recebe nas costas da defesa, parte livre e chuta na saída do goleiro. A bola passa perto, ao lado.
Silvio Rauth Filho | 02/06/2024 às 20:31