O Paraná Clube ficou no empate em 0 a 0 com o Patriotas, neste sábado (6), no primeiro jogo das semifinais da segunda divisão Paranaense. A partida foi disputada no estádio Atílio Gionédis, em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba.
O jogo de volta está marcado para o dia 14, domingo, às 11 horas. Num primeiro momento, seria na Vila Capanema casa do Paraná. Contudo, o clube fez um acerto para levar o duelo para o Couto Pereira, que tem mais que o dobro de capacidade para torcedores. No site para venda de ingressos, o Couto Pereira aparece como o palco.
ATUAÇÕES: Zaga e Cristiano foram os destaques do Paraná diante do Patriotas
Técnico do Paraná detona piso do estádio de Campo Largo: ‘Até recuar bola para o goleiro é perigoso’
Veja melhores momentos de Patriotas x Paraná Clube
Para o duelo de volta, quem vencer se classifica para a final – e, por tabela, garante vaga na primeira divisão estadual em 2025. Se houver outro empate, por qualquer placar, uma disputa de pênaltis vai definir o classificado.
Quem levar a melhor nos confrontos se classifica para a prumeira divisão. De quebra ainda vai disputar o título.
O outro finalista sairá do confronto entre Paranavaí e Rio Branco. Os times se enfrentam neste domingo (7), em Paranavai, e depois no dia 13, às 16 horas, em Paranaguá.
PARANÁ VISITANTE
Em toda a Segundona, o Paraná não venceu nenhuma partida como visitante. Além do jogo deste sábado, o time somou uma derrota (para o Rio Branco, por 2 a 1) e três empates, (contra Iguaçu (0 a 0), Foz (0 a 0) e Paanavaí (1 a 1).
POLÊMICA
O estádio Atilio Gionédis, palco do jogo deste sábado, tem grama sintética – que ja foi alvo de reclamação do técnico Tcheco – e capacidade para apenas 2 mil pessoas. Como o Patriotas era o mandante, o Paraná só pôde levar 200 torcedores. O clube reclamou durante a semana, mas o local do jogo foi mantido.
Para completar, no segundo tempo o campo ficou com pouca visibilidade, por causa da pouca iluminação artificial. A escuridão virou motivo de mais reclamação dos jogadores.
ESCALAÇÃO DO PARANÁ
O técnico Tcheco não podia contar com o volante Fabio Magrão e o atacante Liliu, machucados. O time começou num 3-5-2, com Kauan, Lucão e Félix Jorge na defesa, Ueslei Brito e Eltinho de laterais, Bruno Silva, Alex Nemetz e Hiago no meio e Cristiano e Lucas Vieira no ataque.
PRIMEIRO TEMPO
O Paraná tentou ir para cima no começo, tocando a bola e apostando em cruzamentos para a área. O Patriotas, por sua vez, tentou apostar em disputas no corpo a corpo. Com isso, o jogo ficou amarrado, ríspido e tenso. Tanto que o árbitro deu quatro cartões amarelos – um deles para o técnico Tcheco, por reclamação, e outro para o massagista do Paraná – antes dos 15 minutos. Aos 20, o Paraná reclamou de pênalti de Sosa em Alex Nemetz, mas nada foi marcado.
Num primeiro tempo pobre em chances de gol, cada time teve apenas uma grande oportunidade. Pelo Patriotas, Rodriguinho recebeu sozinho na cara do gol e tentou encobrir Sidão, mas perdeu, aos 33 minutos. Aos 40 minutos, Alex Nemetz saiu na cara do gol e finalizou em cima do goleiro.
SEGUNDO TEMPO
No segundo tempo, o Paraná entrou em ritmo mais calmo e o Patriotas tentou tomar a iniciativa, mas sem criar chances de gol. Aos 18 minutos, Tcheco trocou o centroavante Lucas Vieira por Lucas Batatinha, no intuito de dar mais mobilidade ao ataque. Aos 27, saíram Bruno Silva (que já tinha cartão amarelo), Hiago e Ueslei Brito e entrram o volante Gui Borges, o meia Ravanelli e o ponta Ytalo. Aos 41, Jonathan Schüttz entrou no lugar de Alex Nemetz.
Até o fim, o time da Vila Capanema criou pouco, mas conseguiu se segurar bem na defesa, neutralizando as jogadas aéreas do Patriotas. Na partida, o Paraná somou 12 finalizações (3 certas), contra 3 (nenhuma certa) do Patriotas.
PATRIOTAS 0 x 0 PARANÁ
Patriotas: Sales; Rhuan, Nascimento, Sosa e Caio; Duda e Adão; Rodriguinho, Pedrinho (Borges) e Sato(Bala); Palacios (Cavalo). Técnico: Claudemir Sturion
Paraná: Sidão; Kauan, Lucão e Félix Jorge; Ueslei Brito (Ytalo), Bruno Silva (Gui Borges), Hiago (Ravanelli), Alex Nemetz Jonathan Schüttz) e Eltinho; Cristiano e Lucas Vieira (Lucas Batatinha). Técnico: Tcheco
Cartões amarelos: Rhuan, Bruno Silva, Sosa, Borges, Eltinho
Árbitro: Murilo Ugolini Klein
Local: estádio Atílio Gionédis, em Campo Largo, sábado
LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
3 – Cristiano bate falta para a área. Bruno Silva cabeceia por cima do gol
5 – Cristiano bate falta perto da área. Sales pega no canto direito
9 – Cristiano cobra falta e manda por cima do gol
16 – Sato arremata de fora da area e manda à esquerda do gol
18 – Eltinho cruza da esquerda. Cristiano finaliza por cima do gol
33 – Sales lança. Pedrinho dá um toque e deixa Rodriguinho sozinho, na cara do gol. Ele tenta encobrir Sidão, mas manda por cima
37 – Alex Nemetz fica com a sobra perto da área e chuta para fora
40 – Alex Nemetz avança sozinho, entra na área e finaliza. Sales sai e faz grande defesa
SEGUNDO TEMPO
14 – Após escanteio, Félix Jorge fianliza. A bola desvia na zaga e sai em escanteio
15 – Cristiano bate escanteio. Kauan cabeceia e o goleiro defende
20 – Félix Jorge tabela com Alex Nemetz, recebe e chuta cruzado, de longe. A bola encobre o goleiro, mas vai por cima
24 – Rodriguinho cobra falta. A bola sai rente à trave
33 – Cristiano cobra escanteio. Kauan cabeceia por cima do gol
39 – Alex Nemetz aproveita passe errado de Borges e bate com curva a gol. A bola vai por cima
48 – Jonathan Schüttz arrisca de fora da área e manda por cima do gol
Por Bem Parana /Lycio Vellozo Ribas | 06/07/2024 às 17:54
(foto: Valquir Aureliano)