O Athletico voltou a sorrir neste domingo (7 de julho). Jogando fora de casa, no Estádio Antônio Accioly, a equipe paranaense conseguiu vencer por 2 a 1 o Atlético-GO, de virada, mantendo-se na briga por um lugar no G4 do Campeonato Brasileiro. Os três gols do jogo saíram no segundo tempo, com Luiz Fernando abrindo o placar para o Dragão e Julimar e Di Yorio garantindo a virada (que veio após uma expulsão no time mandante e uma mudança “mágica” no visitante).

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO: Virada do Furacão tem Fernandinho e Di Yorio como heróis. Veja a nota dos jogadores
ENTREVISTA PÓS-JOGO: Juca Antonello explica mudanças no onze inicial e diz o que espera do time do Athletico
MERCADO DA BOLA: Técnico uruguaio de 32 anos pode vir para o Athetico, diz site
POLÊMICA: Athetico rompe com o CEO Alexandre Leitão alegando incompatibilidade de ideias
Com a vitória – a sétima em 15 jogos no Brasileirão -, o Athletico agora soma 25 pontos e permanece em sexto lugar no campeonato, dois pontos atrás de Bahia (5º), São Paulo (4º) e Botafogo (3º, mas com um jogo a menos). O Dragão, por sua vez, estaciona em 11 pontos (com só duas vitórias) e aparece na vice-lanterna.

ESCALAÇÃO DO FURACÃO
Depois da derrota para o São Paulo na Arena da Baixada, o Athletico voltou a campo neste domingo com diversas alterações promovidas pelo interino Juca Antonello. No gol, por exemplo, Mycael substituiu Léo Linck (expulso na última rodada). Na defesa, Madson, Gamarra e Fernando foram as opções nas vagas de Leo Godoy, Thiago Heleno e Esquivel. No meio de campo, Gabriel foi a novidade no lugar de Fernandinho. E no setor ofensivo, Emersonn começou jogando na posição que foi de Christian anteriormente.

Mastriani, Felipinho, Nikão e Cuello foram desfalque por estarem no departamento médico. Bento e Canobbio, ambos convocados para a disputa da Copa América e que se enfrentaram no Brasil x Uruguai de sábado, também não estiveram à disposição.

PRIMEIRO TEMPO
Com um time mais jovem, o Athletico buscou em diversos momentos do jogo pressionar forte no campo de ataque, jogando sempre em transição rápida, não raro com lançamentos para a correria dos pontas.

A estratégia até funcionou, mas faltou o gol rubro-negro. A equipe athleticana teve quatro boas chances de gol, três delas entre os minutos 30 e 37 de jogo. O goleiro Ronaldo, falhas na tomada de decisão e falta de pontaria, no entanto, impediram o time visitante de balançar a rede. Os mandantes, por sua vez, só criaram um lance de perigo, aos 19 minutos, em belo chute de Maguinho que Mycael só ficou torcendo para não ir no gol.

SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, a primeira mudança no Atlético-GO, com Emiliano Rodríguez saindo para a entrada de Derek. E também o primeiro gol da partida, num contra-ataque puxado por Luiz Fernando e que terminou numa bela jogada individual, com ele carregando a bola até a área para chutar na saída do goleiro e abrir o placar para o time da casa.

O Furacão, no entanto, tratou de dar uma resposta imediata. E aos 4, depois de um chutão de Mykael para o ataque, Pablo resvalou na bola com a cabeça para lançar Julimar, que venceu na corrida da marcação e o goleiro com um chute por cobertura: 1 a 1.

A primeira mudança no Furacão veio aos 19 minutos, quando Christian substituiu Emersonn. E nove minutos depois aconteceu o “ponto de mudança” no roteiro da partida, que após os gols havia voltado a se tornar um tanto modorrenta: Derek deu uma cotovelada em Gamarra e acabou expulso após o lance ser revisado com auxílio do VAR.

Com um jogador a mais em campo, Juca Antonello resolveu colocar em campo Esquivel, Fernandinho e Di Yorio nos lugares de Fernando, Zapelli e Pablo. Uma alteração que deu resultado quase que imediato, porque aos 32 minutos Fernandinho foi quem deu a assistência para Di Yorio marcar o gol da virada paranaense: 1 a 2.

ATLÉTICO-GO 1 X 2 ATHLETICO-PR
Atlético-GO: Ronaldo; Maguinho (Bruno Tubarão), Adriano Martins, Alix Vinicius e Guilherme Romão; Lucas Kal, Baralhas (Alejo Cruz) e Rhaldney (Roni); Shaylon (Yony González), Emiliano Rodríguez (Derek) e Luiz Fernando. Técnico: Vágner Mancini
Athletico: Mycael; Madson (Leo Godoy), Kaique Rocha, Gamarra e Fernando (Esquivel); Gabriel, Erick e Zapelli (Fernandinho); Emersonn (Christian), Pablo (Di Yorio) e Julimar. Técnico: Juca Antonello (interino)
Gols: Luiz Fernando (1-2º), Julimar (4-2º) e Di Yorio (32-2º)
Cartões amarelos: Fernando, Gamarra, Esquivel (CAP), Luiz Fernando (ACG)
Cartão vermelho: Derek (28-2º)
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO), domingo (7 de julho) às 18h30

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
14 – Kaique Rocha arruma belo passe para Julimar dentro da área. Ele chuta, a bola desvia e sobra para Zapelli, de frente para o gol e dentro da pequena área, chutar para fora.

19 – Cobrança de falta de Shaylon e a bola é alçada na área. A zaga do Athletico afasta e Maguinho, na sobra, domina a bola, deixa ela quicar uma vez finaliza. Mycael só observa o chute, que passa rente à trave.

30 – Furacão pressiona alto e recupera a bola, iniciando um contra-ataque rápido. Zapelli faz um belo lançamento para Emersonn dentro da área, que demora a chutar ao tentar se livrar do marcador e acaba bloqueado.

31 – Julimar disparada pela esquerda e cruza rasteiro. Emersonn aparece fechando na segunda trave entre dois marcadores e consegue o desvio pro gol, mas Ronaldo se estica e joga a bola para fora. Escanteio.

37 – Bola bem trabalhada, de um lado para o outro do ataque. Na entrada da área, Emersonn Ajeita e toca para a infiltração de Erick, que chuta pra uma defesaça de Ronaldo. No rebote, Pablo tenta chegar, mas Maguinho antecipa e afasta o perigo.

Segundo tempo
1 – Gol do Atlético-GO! Contra-ataque puxado por Luiz Fernando. Ele foi carregando a bola rumo à área, ninguém chegou para dar o combate e ele só teve o trabalho de chutar na forte e bem colocado, na saída do goleiro.

4 – Gol do Athletico! Chutão de Mykael para a frente. Pablo faz o pivô e dá uma “casquinha” na bola, lançando ela para a corrida de Julimar. Ele domina e chuta por cima do goleiro para empatar o jogo.

7 – Lançamento de Kaique Rocha para Madson, que recebe a bola dentro da área, já perto da linha de fundo, e cruza para trás, rasteiro. Alix antecipa e corta para fora.

10 – Cruzamento da esquerda para a área, a zaga do Athletico tenta afastar e entrega nos pés de Shaylon, dentro da área. Ele tenta um chute de voleio e isola a bola por cima do gol.

12 – Cruzamento de Fernando para a área e Julimar aparecer para mandar de cabeça. A bola vai pra fora, com perigo.

28 – Falta de Derek em cima de Gamarra. Inicialmente, o árbitro dá amarelo para os dois jogadores, mas depois é chamado pelo VAR, revê o lance e flagra uma cotovelada do jogador do Dragão no atleta do Furacão. Derek, então, toma um cartão vermelho direto.

32 – Gol do Athletico! Fernandinho recebe a bola na entrada da área e dá um toque de primeira para Di Yorio, por cima da marcação. O atacante recebe, domina e bate cruzado para o gol. Virada!

45 – Alejo Cruz disputa a bola na entrada da área e a sobra fica com Yoni González, que chuta cruzado. A bola passa em frente ao gol.

50 – Contra-ataque. Fernandinho abre com Esquivel, que invade a área e chuta. O goleiro Ronaldo fecha bem o canto e defende com as pernas. Escanteio.

Rodolfo Luis Kowalski | 07/07/2024 às 20:26

FOTO: Julimar comemora: foi dele o gol relâmpago de empate do Athletico, no começo do 2º tempo (Foto: José Tramontin/athletico.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *